A versatilidade no uso de polímeros está diretamente relacionada à qualidade dos moldes de injeção de plástico. O design da peça é o ponto de partida para um bom produto, assim como a escolha do material do qual esse molde será feito.
Para iniciar o processo de produção de um novo produto ou peça, um projetista precisa definir um desenho inicial, com todas suas peculiaridades. A partir daí, é feita a escolha de como o molde será preparado.
Entenda melhor a seguir quais são os materiais mais eficientes para moldagem!
Como definir qual material utilizar
Os plásticos utilizados na manufatura geralmente precisam passar por altas temperaturas durante o processo de injeção. Isso significa que há critérios importantes a serem seguidos na escolha dos moldes.
Para que não exista risco de deformidade, três critérios são indispensáveis:
- resistência a temperaturas mais altas: o molde precisa estar apto a suportar pressão e temperaturas acima de 200 graus. Além disso, precisa ser resistente às alterações de graus, pois o produto tende a resfriar rapidamente enquanto se solidifica;
- precisão de detalhes: um material que não permita um alto potencial de detalhamento não será eficiente como molde. Um dos principais benefícios do plástico de engenharia é sua capacidade de se transformar em peças detalhadas, que se encaixam em diferentes projetos. Portanto, um material sem tanto poder dimensional será inviável;
- rigidez para resistir a desgastes: um bom molde é aquele que consegue se manter intacto ao processo de produção. Isso significa que precisa de um alta rigidez. Caso contrário, vai perder sua precisão conforme seja utilizado, o que significa perda na qualidade.
Essenciais na indústria de transformação, os moldes são tão relevantes quanto o resultado final. É a partir deles que será possível ter um produto de alto nível. Assim, é indispensável ter um cuidado extra na etapa inicial de produção.
Quais são os materiais para moldes de injeção mais utilizados
Embora os moldes possam ser preparados a partir de diferentes fontes, há os que são especialmente eficazes;
O aço carbono, por exemplo, costuma ser o mais usado, pois possui potencial para diferentes aplicações.
Outra opção popular é o aço inox, por possui uma alta resistência. Além disso, sofre menos com o processo de corrosão e desgaste natural por utilização. O aço P20; aço H13; aço vp100 e aço AISI P20 também estão na lista de opções que oferecem uma boa base para injeção.
Que tipo de produto pode ser feito a partir da injeção de plástico
Embora seja essencial na produção de peças técnicas, a injeção de plástico é eficiente também para produtos como acessórios de lingerie, por exemplo. Da mesma forma, pode ser utilizado em armações de óculos, lentes oftalmológicas e bases de chupetas.
Ainda mais popular do que o processo de extrusão, a injeção é mais comum para peças produzidas em grande volume. Por isso, é indispensável que os moldes sejam duradouros.
Você trabalha com plástico de engenharia? Está interessado em saber mais sobre quais produtos pode fazer? Acesse nosso site e entenda melhor o que temos a oferecer para sua indústria!