Inovadores, os plásticos de engenharia se tornaram um importante aliado da indústria. Com alto desempenho e qualidade, são uma opção cada vez mais requisitada, podendo ser usados em diferentes aplicações.
Contando com quase 60 anos desde seu desenvolvimento, esses plásticos têm características importantes que os tornam diferentes dos tradicionais. Não é à toa que são indispensáveis atualmente para os mais variados ramos de manufatura.
Entenda melhor quais são as principais características desses materiais!
Possuem resistência a altas temperaturas
Um plástico como o PBT é baseado em polibutileno tereftalato, com alta resistência e baixa fluência mesmo em temperaturas mais altas. Com grande poder de isolamento, costuma ser uma opção de qualidade para peças elétricas, estruturas de iluminação de veículos e como revestimento para componentes que conduzem eletricidade. Também possui uma excelente resistência química.
Dessa forma, se trata de um material com uma durabilidade maior e com garantia de mais segurança.
São muito versáteis em sua aplicação
Dependendo do tipo do plástico, é possível utilizá-lo tanto para extrusão quanto para injeção de componentes. As diferentes opções oferecidas pelos polímeros permitem que possam ser utilizados em diferentes áreas industriais. É possível, por exemplo, encontrar peças de automóveis preparadas com poliacetal copolímero e também acessórios de alça de sutiãs com a mesma origem plástica.
Geralmente contando com variação também de cor, se trata de um material bastante democrático e com tendência a ganhar cada vez mais espaço.
Têm alta capacidade de adequação
Seja por meio do processo de extrusão ou injeção, esse tipo de plástico pode ser transformado em qualquer forma necessária. Por meio de moldes, é possível criar uma peça resistente e de alto nível. Sem contar que há ainda a possibilidade de trabalhar seu design de maneira inovadora.
É por isso que além da indústria de peças técnicas, o plástico de engenharia tem conquistado espaço também na decoração. O PMMA, acrílico de média e baixa fluidez, por exemplo, está presente em luminárias e acessórios. Além disso, existem tijolos transparentes produzidos a partir desse material.
Funcionam como substitutos de metal
Por melhor que seja a qualidade e o cuidado de uma peça de metal, nem sempre ela consegue escapar da ação do tempo. A corrosão é um processo natural do metal. Contudo, esse não é um risco oferecido pelos plásticos de engenharia. E o diferencial é que possuem a mesma força, tração e resistência que os metais.
Consequentemente, o uso de equipamentos feitos com esse material avançado é mais duradouro. Sem contar que elimina a necessidade de lubrificação, o que reduz custos a longo prazo.
Presentes em diferentes ramos da indústria, os plásticos de engenharia tendem a ganhar cada vez mais espaço nos próximos anos. Com sua alta qualidade e garantia de maior durabilidade, eles representam um importante uso da tecnologia avançada nos processos de manufatura. E até mesmo para quem não trabalha na área, é fácil perceber o motivo.
Se você tem interesse em saber mais sobre as aplicações do plástico, deixe seu comentário! Teremos o maior prazer em responder todas as suas dúvidas sobre o assunto!