Não importa o mercado ou setor, a inovação é sempre muito bem-vinda.
Sem sombra de dúvida, o plástico de engenharia está no topo da lista de materiais inovadores. Como pode substituir o metal, ele é utilizado nas mais diversas aplicações e setores do mercado.
Embora ainda não pareça tão popular quanto o plástico commodity (grande escala), a verdade é que o plástico de engenharia está presente em bens duráveis. Isso porque, tem uma durabilidade e uma qualidade muito mais efetiva.
Se você não sabe como esse material pode ajudar no seu projeto, entenda melhor sua utilidade!
1. Tem garantia de mais leveza e durabilidade
Não importa se você trabalha na área automobilística ou de construção civil. Peças produzidas a partir desse plástico mais moderno são, invariavelmente, mais leves do que o metal. Além disso, costumam durar muito mais tempo, sendo tão eficientes quanto seus substitutos originais.
Dispensando a necessidade de lubrificação, os plásticos de engenharia já são muito usados em tubulações, exaustores de vapor, bombas centrifugadoras e aplicações automotivas por exemplo.
2. Representa mais sustentabilidade
Graças ao seu poder de substituição, o plástico é considerado um otimizador do uso de recursos naturais. Dispensando muitos processos, é apontado também como um dos menores responsáveis pela geração de lixo plástico.
Como possui mais durabilidade, sua sustentabilidade é maior do que de outros materiais que estragam em menos tempo e exigem substituição.
3. Pode substituir a madeira
Embora seja mais popular como substituto do metal, o plástico tem se tornado um bom aliado em substituição também à madeira.
Ainda que móveis de plástico de engenharia ainda não sejam tão populares, a tendência é de que se torne mais relevante ainda.
Sendo mais leve, o plástico conta com mais possibilidades também de design. Além disso, é uma excelente opção para móveis e peças que ficam expostos à ação do tempo.
4. Não sofre com corrosão
A evolução dos polímeros de engenharia criou uma demanda para muitas empresas: a substituição do metal pelo plástico, o que pode acarretar vantagens em:
1. Redução do custo total da peça:
2. Redução do peso da peça final;
Enquanto materiais de ferro e metal podem sofrer com corrosão e apodrecimento, não existe esse risco com o plástico. Eles são mais resistentes inclusive à tração, temperatura, ação mecânica ou contato com agentes químicos.
Dessa forma, canos produzidos com esse material também são considerados superiores, por exemplo.
5. Se transforma em utensílios domésticos
Você já deve ter usado uma tábua de carne em casa. Geralmente, são de madeira ou vidro. No caso da primeira opção, costumam ser mais difíceis de limpar.
Já as de vidro têm o risco de quebras. A opção de tábua feita com o plástico de engenharia são muito eficientes.
Assim, até mesmo utensílios e peças de decoração feitas com esse material podem ser aliadas de um projeto de arquitetura.
Embora saia um pouco do que é mais comum, representa uma opção mais arrojada e duradoura.
Se você não conhecia muito sobre o assunto, não se preocupe. Apesar de ser usada pela indústria há muitos anos, seus benefícios permanecem mais discretos. Isso, é claro, considerando que você já deve ter alguma peça — nem que seja em seu carro — produzida a partir do plástico de engenharia.
Aproveite para seguir nossas redes sociais e fique sabendo tudo que há de melhor sobre o assunto!